Plasma MagicWave
A MagicWave é uma fonte de solda TIG CA/CC totalmente digitalizada, utilizada especialmente para aplicações de alumínio.
A soldagem a plasma é semelhante à soldagem TIG. No entanto, aqui um bico de gás refrigerado constringe o arco voltaico por meio do qual o gás de plasma flui. O gás de proteção flui por meio do bico de gás externo e garante uma proteção de gás ideal da costura de soldagem. O arco voltaico concentrado resulta em uma concentração máxima de energia e causa uma grande penetração na peça de trabalho, do contrário alcançada apenas pelo raio laser. A velocidade de soldagem também é até 20% maior do que na soldagem TIG mecanizada.
Os resultados positivos desta tecnologia e as diferenças mais marcantes em relação ao processo TIG são: nenhuma preparação da costura, menos material adicional e maior disponibilidade das peças de desgaste. Responsável por estas características de soldagem no método a plasma é o próprio plasma. Ele forma um gás composto por cargas positivas (íons) e negativas (eletrodos). Para que plasma seja gerado são necessárias temperaturas muito altas, de até 25.000 °C. No entanto, a aplicação de calor é direcionada de maneira que a deformação do componente seja menor do que na soldagem TIG. Os muitos benefícios da soldagem a plasma fazem com que este método de soldagem seja adequado para uma utilização que requer as maiores exigências de qualidade para a costura de soldagem, como ausência absoluta de poros, aparência perfeita da costura e ausência de respingos.
A soldagem a plasma é semelhante à soldagem TIG. No entanto, aqui um bico de gás refrigerado constringe o arco voltaico por meio do qual o gás de plasma flui. O gás de proteção flui por meio do bico de gás externo e garante uma proteção de gás ideal da costura de soldagem. O resultado é um arco voltaico concentrado com concentração máxima de energia.
1 Eletrodo Wolfram
2 Gás de proteção
3 Gás de plasma
4 Bico de plasma